domingo, abril 10, 2005

A DROGA DA OBEDIÊNCIA




Bandeira, Pedro, 1942 -- A DROGA DA OBEDIÊNCIA, editora Moderna Ltda.

Um grupo de alunos denominando-se Os Karas começam a analisar um crime que não era de brincadeira. O grupo é formado por quatro jovens de classe abastada de São Paulo, estudam todos no mesmo colégio, o colégio Elite, e todos tem qualidades sobressalente. Um outro menino muito esperto descobre o grupo e forçosamente acaba fazendo parte dos Karas. Crianças de vários colégios de classe alta começam a desaparecer, e os Karas estão intrigados com isto. Os próximos são do colégio Elite e até mesmo um deles. Seguindo pistas e usando o intelecto de Crânio eles descobrem que os alunos foram seqüestrados para experiências com uma droga nova chamada A Droga da Obediência. Esta droga visa deixar as pessoas sem inciativa, sem vontade, fazendo apenas o que ordenado.O comandante dessa experiência é o Dr. QI, ele quer dominar o mundo, criando classes sociais onde todos são feliz com suas condições, trabalhando para o avanço social. O inventor da droga não teve a intenção de utilizá-la para fins maléficos, então ele decide ajudar os Karas a acabar com a Pain Control e o seu dono Dr. QI. Com a ajuda de um policial que não estava sendo corrompido pela Pain Control, eles conseguem acabar com a quadrilha, mas e o Dr. QI? ninguém sabia quem era. Sendo tão inteligente, conseguiu ele escapar?

A Droga da Obendiência é um livro de literatura infanto-juvenil que tem por meta mostrar o que as drogas podem causar nas pessoas, não somente aquelas alucinogenas e ilicitas, mas também os medicamentos em geral. E também como uma pessoa pode controlar a outra usando este tipo de estratégia. O livro é muito bom. Eu enquanto lia, pensei se Pedro Bandeira não tinha lido algum dia O Admirável Mundo Novo de Adous Huxley, mesmo sendo a história diferente e visando um publico diferente, a semelhança encontra-se no fato de o Dr. QI querer criar uma sociedade estéticamente contente com sua condição, anulando assim qualquer iniciativa intelectual do sujeito. Em O Admirável Mundo Novo um grupo de cientistas criam uma sociedade perfeita, onde todos são feliz em suas condições e niguém quer ter a condição social do outro. Até mesmo o intelecto dos individuos são monitorados e ninguém pensa mais do que deve e se caso alguém se sinta mal, há sempre a droga chamada SOMA que faz a pessoa ficar idiota por algumas horas, em transe, sentindo se muito bem. O Soma e a D.O são duas drogas um tanto semelhantes.
Eu achei interessante colocar aqui o trecho final do onde Pedro bandeira explica porque criou A Droga Da Obediência, veja:

(...) Agora, eu quero falar do nascimento de A Droga da Obediência e a dor de cabeça que a provocou. Não, você não entendeu direito. Não foi a Droga da Obediência que me provocou dor de cabeça; foi a minha dor de cabeça que provocou (inspirou) A Droga da Obediência.
Há anos eu sofria de uma brutal dor de cabeça (...) chamada cefaléia de Horton.
Certa madrugada, acordado por uma crise violenta, fui para a minha mesa de trabalho esperar que passassem os habituais 50 minutos de dor. (...) Eu pensava quanto era injusto aquele sofrimento: a injeção que fazia cessar imediatamente a dor, por interesses puramente comerciais, deixara de ser fabricada. (...) Fiquei pensando, então, que existem várias maneiras de se exercer o poder. Que uma empresa, capaz de controlar a duração ou a intensidade da dor que alguém possa ter (...).
O controle da dor! O controle das mentes! O controle da vontade! A humanidade controlada por drogas, os desejos regulados, os protestos abafados! A obediência absoluta! A humanidade acarneirada por uma droga!
Pensei também: mas será que isso é apenas ficção? Será que tudo isso já não está acontecendo atualmente com a jovem humanidade drogada, vagando como idiotas semimortos, sem fé no futuro, sem fé em si mesmos e já sem força e a garra de que tanto precisamos?
Seria também impossível não somar, a essas inspirações sinistras, toda uma história de vida permeada pela exortação à mandado de cima para baixo, em um país esmagado pela tutela insana de um autoritarismo obediente, ele também, a interesses externos.
Assim naseu A Droga Da Obediência. Não é importante gostar do livro ou concordar com ele. É importante pensar no assunto. Ai, quem me dera que um mundo de jovens de órbitas vazias fosse apenas ficção!

25 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Cara, valeu mesmo! Eu estava precisando de um resmo e consegui achar esse daí ó de cima...
Obrigado, p/ qm q fez este resumo

8:26 AM  
Anonymous Anônimo said...

Ótimo Resumo... Minha irmã tem prova amanhã...
...vai ajudar muito.
Thanks....!!!

3:26 PM  
Anonymous Anônimo said...

opa mtoo bom amanha eu tenho prova e vai mi ajuda pois nao Li o livro obrigada msm :D

1:24 AM  
Anonymous Anônimo said...

Opa...Vaeu mesmo!!!
To procurando um resume bom assim faz tempo,hoje tenho prova do livro "A Droga da Obediência" e não lir o livro.Com esse resume vou fazer uma eselente prova,tirei todas as minhas duvidas atravez dele!!!E o Pedro Bandeira caprichou nesse livro.

10:44 AM  
Anonymous Anônimo said...

hummm da hora esse resumo valeu

6:17 PM  
Anonymous Anônimo said...

ai galera atenção !
eu li esse livro e recomendo !
eu fiz uma prova desse livro ano passado e tirei uma ótima nota ! tirei uma boa nota porque adorei o livro !
FIZ UMA PROVA ESSE ANO DE UM LIVRO CHAMADO " SENHOR DE UMA NOITE DE VERÃO ", E NÃO FUI BEM .............!
+ POR TUDO ISSO RECOMENDO MESMO ESSE LIVRO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!





















































VALEU GALERA !

12:17 AM  
Anonymous Anônimo said...

cara vc me ajudau eu eu tirei 9,5 na prova.

6:51 AM  
Anonymous Anônimo said...

ai valeu mesmo tava precisando muito agradeço a quem criou

8:46 PM  
Anonymous Anônimo said...

valeu cara vc mim ajudou muitão este resumo do livro eu tinha que apresentar e valia 2,5 i tirei 2,5 grasa a vc a e recomendo esse livro eu achei um maximo pedro bandeira esse seu livro de mais valeu até mais em outro livro seu brigadao

8:10 PM  
Anonymous Anônimo said...

nuhh brigadinha se nao sabe o quanto voce me ajudo sem esse resumo eu teria me ferrado na´prova ou iria ter q colar agora talvez nem precise mas tipo se podia escrever ate o final para ajudar gente igual eu q nao leu o livro e precisa muito de um resumo que preste...
mas mesmo assim VALEU !!!!

10:32 PM  
Blogger Unknown said...

nusss brigado tava precisando desse resumo pq tenho prova amanhã

8:24 PM  
Anonymous Anônimo said...

vey tava presisando mto desse resumo, vlw msm!fiko mto bom

8:17 PM  
Blogger luis said...

cara vlw precisava de 10 tirei 10 com esse resumo vlw mesmo.

9:56 PM  
Blogger luis said...

Kara vlw mto de 10 tirei 10 porcausa do resumo fico muito bom.

9:56 PM  
Blogger luis said...

qwe

9:57 PM  
Anonymous Anônimo said...

eu não sei quanto vou tirar mas foi interiçante ler o livro mas não entendi quem desvendou o crime eu sei que foi os karas mais qual deles :D

3:55 PM  
Anonymous Giovanna 10 anos de idade said...

foi o chumbinho e o miguel que desvendaram o misterio!!Amanhã eu tenho prova sobre esse livro e eu n li o livro vai ajudar muito!!Dia:06/05/2012 domingo

valeu!!

3:15 PM  
Blogger Marcos said...

vlw cara eu precisava ler esse livro pro trabalho da escola e acessem meu blog de filmes e música.
música:http://grannmusicasdownload.blogspot.com.br/
filmes:http://grannfilmesonline.blogspot.com.br/

ta ai e deichem comentário agradeço

12:47 PM  
Anonymous Anônimo said...

Poha mano quem não leu o livro não sabe o que ta perdendo, precisava de curiosidades, mas parabéns !!

2:21 PM  
Anonymous Ágatha said...

Ouvi dizer que o líder do grupo queria desmanchar o grupo oque fez ocorrer esse fato?

3:00 PM  
Anonymous Ágatha said...

Ouvi dizer que o líder do grupo queria desmanchar o grupo oque ocorreu esse fato?

3:01 PM  
Anonymous Anônimo said...

o horrivel esse livro !!! me ajudem quem sao os personagens !!ta uma bosta esse livro




























7:40 PM  
Anonymous Anônimo said...

tireiii zero nessa prova que fiz cvom esse livro !1 mai as historias parecem ser legal mas ta mt dificiil fazer a prova sobre esse livro tediioo viuu gente gente

7:42 PM  
Anonymous Anônimo said...

tireiii zero nessa prova que fiz cvom esse livro !1 mai as historias parecem ser legal mas ta mt dificiil fazer a prova sobre esse livro tediioo viuu gente gente

7:42 PM  
Anonymous Anônimo said...

Xsvg

10:14 AM  

Postar um comentário

<< Home