sexta-feira, abril 01, 2005

CONTOS CONSAGRADOS




Assis, Machado de,1839-1908 CONTOS CONSAGRADOS/Machado de Assis; biografia por M. Cavalcantin Proença; introdução Ivan Cavalcanti Proença - Rio de Janeiro: Ediouro: (biblioteca folha; 25)

O livro é muito bem feito, com um estudo introdutivo excelente que pode ajudar muito a compreender o contexto histórico do autor e até em relação as obras. Quanto as obras são em si maravilhosas. Todos os contos são de extrema sofisticação com destaque para:

A igreja do diabo; a estória diz que o diabo cansado de seu governo anarquico, decide fazer um sistema hierarquico que não necessite própriamente a espera dos que escolhem seguir o caminho errado para tê-los em seu reino. Pensa, então, em fazer ele mesmo a igreja do diabo que visa os valores morais antagonicos como meta de ensino. O diabo consegue muitos devotos, mas no final, ele mesmo se decepciona com a traição que recebe, ao descobrir que algumas pessoas praticavam boas ações as escondidas. É uma estória bem interessante.

A cartomante; um conto romântico sobre um casal apaixonado que se encontram em certos problemas, uma carta misteriosa pede imediatamente que o protagonista dirija-se até onde a amada está, este muito inseguro do relacionamento decide antes passar na cartomante que lhe afirma um amor correspondido. Ele então cheio de confiança no coração chega a casa e encontra a amada assassinada, vale a pena ler.

Noite de almirante; muito engraçado, diz de um soldado que entra em alto mar e deixa na vila seu jovem amor. Fazendo juramentos de amor e fidelidade ele parte esperançoso e ela cheia de pesames. No seu retorno, acioso à reencontrar-la, ele tem a noticia que foi trocado. Não contente com a situação vai até a casa da amada e a encontra tão bela quanto antes, passam a noite a conversar, e antes de ir embora diz que vai se matar, mas acaba voltando para o barco e fingindo aos companheiros que teve uma noite boa com a amada.

Missa do galo; uma paixão de garoto de dezessete anos por uma mulher mais velha. A fantasia que ele cria envolta de uma sensualidade feminina. Tudo acontece de noite antes da missa do galo.

Uns braços; nesta parte, como uma continuação a missa do galo, ele tem a atração correspondida, recebe um beijo enquanto dorme e sem entender nada, percebe que a sua paixão (mais velha e casada) se afasta, depois recebe do marido a noticia de que deve deixar a casa onde se hospedava, ele o faz sem entender ou sem recentimentos.

O enfermeiro; uma estória com ótimo fundo moral. O enfermeiro contratado pelo general morimbundo sofre humilhações e violência corporal, no fim acaba matando o general estrangulado, depois descobre que a fortuna do finado é sua por herança, com peso na consciência resolve pegar e dar em donatários, mas depois é consumido pela ganância.

Há, também outras estórias como As Academias de Sião, Cantiga de Esponsais, A Desejada das Gentes, Conto de Escola e Um Apólogo, todas com estórias maravilhosas, uma crítica social invejavel. Vale a pena ler!